Joel de Souza Gomes

Nome Completo:   Joel de Souza Gomes

Partido:   ADI

Telefone:  

E-mail:  

Homepage:  

Número do Gabinete:  

Biografia:  

Natural da cidade de Jitaúna – Bahia, Joel de Souza Gomes nasceu no ano de 1917. Chegou a Itapetinga por volta dos anos 40, como agente da Rodoviária Ramos, uma famosa empresa à época, na área de transportes de mercadorias, que disputava mercado com outra grande transportadora, a Interbrasil.

Na opinião do saudoso historiador Miro Marques, Joel de Souza Gomes era um grande filósofo, gostava de uma piada bem feita e também era o exímio observador das políticas nacional e internacional.

O ex-vereador foi casado com Dona Haydê (já falecida) e tiveram duas filhas e um filho: a médica Maria Lícia Silva Gomes, Maria Marta Silva Gomes e Eduardo Silva Gomes (os dois últimos já falecidos).

 

Além de vereador e líder do PTB em Itapetinga, Joel Gomes foi representante da Previdência Social Rural de Itapetinga e Supervisor Regional.

Em 1954, foi eleito vereador da primeira Câmara de Itapetinga juntamente com mais onze parlamentares municipais: Rosalvo Coelho dos Santos, Américo Nogueira de Souza, Natanael Pereira dos Reis, José Silveira, Flávio Figueira, Cordélia Maria de Souza Araújo, Agnaldo Moreira, Manoel Francisco de Almeida, Propércio Alves Botelho, Nehemias Coutinho e Ismael Cruz Lima.

 

Obteve 203 votos para exercer mandato de 1955 a 1958. Naquela época, os parlamentares não eram remunerados. A posse dos primeiros vereadores de Itapetinga aconteceu no dia 7 de abril de 1955, mas o então vereador Joel de Souza Gomes só tomou posse no dia 29 de abril de 1955, conforme informa a Ata Nº 8.

 

Participou da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga, ocupando o cargo de segundo secretário na segunda gestão do presidente Américo Nogueira (1957) e na gestão de Flávio Everaldino Figueira (1958).

 

Recebeu da Câmara Municipal de Itapetinga o Título de Cidadão Itapetinguense em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. Constam nos registros da Câmara de Vereadores dois Decretos Legislativos concedendo a honraria ao ex-vereador.

 

O Decreto Legislativo Nº 52/1991, fruto de iniciativa do então vereador Hildebrando Nogueira, foi assinado pela Mesa Diretora composta pelos vereadores José Gilson de Jesus, Hilda Gama e Antônio Rocha.

 

O Decreto Legislativo Nº 394/2010, assinado pelo então presidente Marcos Gabrielli Correia, João de Deus (1º secretário) e Naara Duarte (2ª secretária), cuja autoria também foi daquela Mesa Diretora. Este último concedido quando o ex-vereador comemorava seu 92º aniversário de nascimento.

 

Conforme relato de Miro Marques em texto publicado no Jornal Dimensão (1º de abril de 2014), Joel Gomes também morou na região de Eunápolis, “em uma bela faixa de terras” por volta dos anos 1990.

 

Faleceu no dia 8 de junho de 2014, aos 97 anos, em Salvador, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O seu corpo foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro de Brotas, na capital baiana.