Jackson de Almeida Coelho

Nome Completo:   Jackson de Almeida Coelho

Partido:   MDB

Telefone:  

E-mail:  

Homepage:  

Número do Gabinete:  

Biografia:  

Jackson de Almeida Coelho nasceu no dia 1º de abril de 1937, na cidade de Vitória da Conquista.

Em 1942, veio para Itapetinga junto com a família.

Filho do fazendeiro e primeiro gestor de Itapetinga, Júlio Ferreira Coelho, e de Dona Laudelina Almeida Coelho, trabalhava com o pai, de quem herdou a profissão de pecuarista e o gosto pela política.

Estudou até a 4ª série (equivalente à antiga 8ª série do Ensino Fundamental). Recorda-se do Professor João e da professora Rosalina Rodrigues Vesper.

Foi um dos fundadores do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) junto ao advogado Emerson Campos. Foi presidente, secretário e tesoureiro do PMDB.

Em 1966, foi eleito vereador de Itapetinga com 303 votos. Fez parte da quarta legislatura da Câmara de Vereadores, exercendo mandato de 1967 a 1970.

Em 1972, foi novamente eleito vereador, desta vez com 531 votos. Exerceu seu segundo mandato de 1973 a 1976.

Na Câmara de Vereadores de Itapetinga, foi vice-presidente da Mesa Diretora em 1975, na gestão do presidente Américo Nogueira. Na época, também faziam parte da Mesa Diretora Samuel Dias e Antônio Sobrinho, que ocupavam os cargos de primeiro e segundo secretários.

Lembra que os vereadores ainda não recebiam subsídios naquele período e atuavam por amor à cidade e vocação para a vida pública.

Chegou a concorrer ao cargo de prefeito de Itapetinga em 1976. Disputou as eleições para o cargo de vereador na época do ex-prefeito José Marcos Gusmão, mas não obteve êxito.

Jackson Coelho também tinha outros talentos. Jogava futebol, basquete e voleibol. Na segunda gestão do ex-prefeito Michel Hagge, mais precisamente em 1994, ocupou o cargo de diretor de Esportes do município, mas renunciou à função.

Foi presidente do Lions Club em Itapetinga. Também foi presidente de liga esportiva e maçom.

Atuou ainda como comissário de menor, foi secretário e tesoureiro do Sindicato Rural, diretor fiscal da Coopardo e da respeitada Cooperativa de Crédito.

Foi proprietário de fazenda e casa comercial em Canavieiras, onde passou um longo período de 12 anos. Depois retornou para Itapetinga.

É casado com Dona Leonídia Almeida Coelho, com quem teve quatro filhos: Sandra Almeida Coelho, Jussara Alemida Coelho, Jussandra Almeida Coelho e Jackson Almeida Coelho Júnior.

Jackson Coelho é irmão dos ex-vereadores Roberval Almeida Coelho e Gilberto Almeida Coelho (já falecidos).

Recebeu uma medalha do Colégio Madre Savina Petrilli.

Faleceu no dia 26 de maio de 2024 em Itapetinga.